Participação no Concurso Nacional do Porco Bísaro (Feira Nacional de Agricultura - Santarém 2014) |
|
Quando falamos em Porco Bísaro, estamos a falar de uma raça autóctone, de um produto de qualidade que tal como tantos outros, trabalhamos em contexto de ensino. Em todas as áreas da nossa escola há a participação ativa de técnicos competentes e dos nossos alunos, que também eles serão o futuro da competência em muitas áreas, agora em questão, na produção animal, mais concretamente na suinicultura.
Contextualizando o projeto de criação do porco Bísaro, iniciamos a nossa atividade produtiva em 2003 com a implementação de um sistema individualizado com seis porcas reprodutoras e um macho reprodutor. Ao longo dos anos realizamos vários cruzamentos reprodutivos com diferentes linhas de Bísaro até mesmo com linhas exóticas no sentido de entender tecnicamente e pedagogicamente a respetiva raça e perceber as suas potencialidades. Em 2010 evoluímos para um sistema de exploração de lotes que neste momento ultrapassa os trinta e cinco reprodutores em plena produção. O projeto esta direcionado para a produção de leitão e para a produção de animais reprodutores para o mercado.
Procuramos sempre melhorar e crescer, que com toda a certeza acabaremos por conseguir, num futuro muito próximo. Sendo que o futuro já foi alcançado em Santarém com a mostra de muitas coisas e a nossa afirmação com o porco Bísaro, que muito honrosamente cultivamos. Concorremos às seções que foram propostas a concurso e ganhámos quatro delas, a saber: 1º Prémio Secção Machos 6-9 meses, 2º Prémio Secção Machos + de 9 meses, 2º Prémio Secção Fêmeas + a 9 meses e 3º Prémio fêmeas secção 4-6 meses. Os prémios são sobretudo um lenitivo para continuar a trabalhar na senda do sucesso, até porque temos uma das maiores explorações do distrito de porco Bísaro (raça Bísara) em regime semi-intensivo ao ar livre.
Em conclusão apenas poderemos dizer que iremos continuar a investir no conhecimento técnico na promoção da raça e potencializando o tecido económico na área da produção de suínos de raças autóctones e capacitando os nossos alunos para o sucesso.
Professor Responsável do Projeto: Petros Rekas |